Fé Menina: Tipos de Xampu e formas de usar

Tipos de Xampu e formas de usar

Um dos produtos de perfumaria/cosméticos que mais gosto de comprar é xampu. Sempre invisto em um que seja bom, não necessariamente caro, mas tem que ser de boa qualidade e daí vem meu medo de testar novas marcas. Algumas pessoas dizem que o xampu se "acostuma" com o cabelo e seu efeito vai diminuindo ou simplesmente desaparece. Pelo sim, pelo não, fico sempre nas mesmas marcas já conhecidas por mim: Seda, Elsève, Pantene, Johnson's e Phytoervas. Faço um 'rodízio' de marcas, o que depende da época do ano, de como meu cabelo está e por aí vai...


Quando eu era mais nova, xampu pra mim era para lavar e deixar o cabelo limpo. Com o passar do tempo esse meu conceito mudou e hoje vejo que além de limpar, eles podem tratar, restaurar, prevenir, etc.
Há alguns meses, minha cabeleireira sugeriu o uso do xampu anti-resíduos. Fiz cara de "hã?" pra ela. Nem sabia que existia um Xampu Anti-Resíduos. Pra vocês verem como eu era 'ligada' nessas coisas...
Comprei o tal xampu e usei conforme ela recomendou: uma vez na semana (duas no máximo). 
E me dei muito bem! Gostei da forma como o cabelo ficou extremamente limpo. Como o próprio nome diz, ele tira resíduos (cremes, leave-in, leite para pentear, etc).


Tipos de xampus:

Anti-Resíduos: Ele é usado uma vez por semana ou a cada 15 dias. Retira completamente os restos de cremes ou qualquer produto químico. Apesar de fazer uma limpeza profunda, deixa o cabelo embaraçado e duro. É ideal para quem vai fazer hidratação após a lavagem.
Transparente: É parecido com o anti-resíduo, mas é um pouquinho menos denso. Limpa muito bem os fios e pode ser usado diariamente. Geralmente é usado antes do xampu de tratamento ou daquele condicionador potente.

Translúcido: É o xampu de uso diário. É bem concentrado. Recomenda-se o uso depois do xampu transparente ou anti-resíduos.
Leitoso: É mais aquoso que o translúcido e mais denso que o transparente. Seu nome define bem, parece um leite mais encorpado. São xampus de tratamento, podendo ter filtro solar, vitaminas, complexos hidratantes, etc na fórmula. Geralmente é indicado para cabelos mais secos.


Especiais: São os xampus para problemas específicos, como o anticaspa. Eles contém agentes fungicidas, reduzindo assim a caspa.



Eu costumo usar SEMPRE o transparente. É o meu xampu amigo. Adoro sentir a sensação de limpeza nos cabelos. Uso o translúcido duas vezes na semana e depois aplico uma máscara de tratamento, que uso no lugar do condicionador.



E vocês, meninas? Qual a rotina de vocês no uso do xampu?





Beijos,



P.S.: Vocês provavelmente irão notar que escrevi xampu com X e U. É que sou adepta da escrita em português. Se elas foram aportuguesadas, para que vou escrever em inglês né? "Thaís, você escreveu xampu com SH e O na fotomontagem!" Para mostrar que não tenho nada contra a língua inglesa. :)


Comentários do facebook
7 Comentários do Blogger

7 comentários:

  1. Que mara esse post...
    super informativo!!

    Ameeiii Tha vou até me inspecionar no uso de shampoo
    =****

    ResponderExcluir
  2. Oi Fe, tudo bem?
    Como moro numa região que venta muito e próximo à praia, acabo usando quase sempre o anti-resíduos. Sei que é bom, mas q ñ é aconselhável usar direto, mas fazer o q? Preciso! rsrs...

    bjO querida e tenha um excelente feriado!

    Breshopping da Dany
    http://www.brechodanylins.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Dany, também moro perto da praia. A quatro ruas. Seu cabelo pode ficar danificado com a frequência do uso do anti-resíduos. Use menos e mais o transparente.
    Ah, é Thaís. Fé Menina é o nome do blog. rsrsrs

    Beijão e ótimo feriado pra vc tbm. :*

    ResponderExcluir
  4. Xampu é item básico que compramos de mês em mês, pois é o que mais usamos. Agora estou usando o da Seda para cabelos com química e estou adorando. Ele é cremoso e deixa um cheiro maravilhoso. Adoro!
    Adorei o post.

    Beijos,
    http://muraldebeleza.blogspot.com
    @MuraldeBeleza

    ResponderExcluir
  5. Amei o post!!!

    Não sabia dessa diferença entre os transparentes e os leitosos e translúcidos....

    Agora entendo o porquê do meu cabelo ficar bem melhor quando uso os transparentes!!!

    Como vc já sabe tenho cabelos mistos (mais p oleoso do que pra seco :S) e a maioria dos leitosos que já usei deixaram com aspecto de sujo depois da lavagem...não posso nem chegar perto de nenhum Fructis da Garnier, por exemplo. Fica óleo puro ECAAAA...

    Beijão e tenha um ótimo fim de semana.

    http://www.blogpinkchic.com

    ResponderExcluir
  6. Algum tempo atrás me passaram estas informações sobre xampu e, desde então, uso transparente para limpar, e, aquela segunda aplicação, fica para um leitoso. Notei que o cabelo fica mais leve e brilhante. Beijo

    Adriana Prado

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vinda (o).
Seu comentário é muito importante. Opine, ponha aqui sua dúvida que eu responderei.
Muito obrigada!
Beijos. =)

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Michele Design