Fé Menina: Internet: Lugar de gente "perfeita"

Internet: Lugar de gente "perfeita"

Pelo título da postagem você pode notar que nada tem a ver com maquiagem e cia.
Vim falar de um fato que venho observado há muito tempo e, de certa forma, me incomodado.
Pra entender bem, eu acesso a internet muito antes de ter blog (quando falo muito antes, ponha 10 ou 9 anos, por baixo, o blog foi criado em 2011).  Não acessava com tanta intensidade quanto hoje, afinal pagar por pulso era o mesmo que deixar um cheque caução em branco só assinado e sem nem ter ideia de quanto vinha a conta no final do mês. Tempos difíceis aqueles sem banda larga...
Venho notado em alguns anos que o comportamento das pessoas diante de redes sociais mudaram de uma forma brusca. Se antes não existiam tantos lugares para expor suas vidas, relacionamentos, conquistas pessoais e etc, hoje tem rede social pra tudo quanto é gosto. E a internet tá aí pra provar que as redes sociais vieram para ficar! Basta ter à mão um celular com acesso a internet e pronto!
A internet é de todos e para todos. Sem distinção de classe, cor, credo, etc.
Na internet todo mundo parece perfeito. O Instagram é a rede social que foi feita para pessoas felizes. Ninguém tem birra lá. Todo mundo come bem, se veste bem, está nos melhores lugares e nas melhores companhias.
Mas será mesmo?

A 'Barbie humana'. Símbolo de perfeição?

Primeiro, vamos ver a definição de perfeição segundo o pai dos burros:
"PERFEIÇÃO: Que reúne todas as qualidades; que não tem defeitos; ideal, impecável; excelente. Completo, absoluto, total."

Quando você fala em perfeição, na cabeça de muitas pessoas vem Deus, uma criança, uma mulher bonita, um homem bonito, o amor, a amizade, etc. Para mim, perfeição não existe. E eu explico o porquê.
Todos nós temos defeitos. Sejam físicos, psíquicos ou morais. Nossas imperfeições é o que nos torna humanos. Imagine se todos nós fossemos perfeitos... Valeria a pena conhecer pessoas?
A internet virou ferramenta de nos tornar seres sem falhas. E o pior é que a 'fabricação' é em massa.
Tem momentos que eu canso de ver tanta "felicidade". Sério. Não dá pra imaginar que ninguém tem uma dor de cabeça, fica mal porque está passando por dificuldade financeira ou brigou com o namorado na noite anterior. Desculpa, mas deve ser uma vida muito vazia. "O que não nos mata, nos fortalece", segundo o ditado, não é mesmo?
Antes que você pense que eu sou a favor de falar tudo e expor sentimentos na internet, não é bem assim. O que falo é da exposição falsa de que a vida é sempre um mar de rosas e todos nós sabemos que não, não é. Eu não oculto meus problemas em redes sociais, mas nem por isso pinto minha vida com o arco-íris da perfeição com um toque de dourado.
Adoro mostrar situações frustrantes ou engraçadas que aconteceram comigo e rir depois.
Eu adoro ter o olho grande e a boca mais tortinha. Ter cabelo liso na raiz e ondulado nas extremidades. Gosto de me olhar no espelho e ver que as minhas imperfeições e qualidades é o que me fazem a Thaís que muitos conhecem.
Adoro ver coisas bonitas pessoalmente e virtualmente, mas definitivamente minha vida está longe de ser perfeita. Claro que vou procurar escolher uma foto mais focada ou uma palavra menos dura (quem me conhece sabe que xingo muito pouco em redes sociais).
Eu sou extremamente ranzinza e impaciente (nem sempre, claro). Minhas redes sociais mostram isso claramente (coitados dos meus seguidores do Twitter). Não mascaro meus sentimentos e tampouco finjo quem sou para agradar ou chamar atenção de ninguém.
Não finjo ir a academia porque está na moda. Eu simplesmente tenho que ir, senão vou ficar uma velha com osteoporose e cheia de dor. Não tenho nada contra quem faz, mas não sou adepta de projeto verão nenhum, pois o meu verão tem que ser pra sempre, senão eu envelheço mal.
Não finjo ter coisas caras, muitos amigos, porque simplesmente não os tenho. Tenho amigos que conto nos dedos. Não compro demais nem de menos: compro o que preciso. E ao contrário do que muita gente pensa, eu não compro pra postar no blog. Detesto expor meu relacionamento, afinal relacionamento envolve DUAS pessoas. Adoro receber elogios, mas fico atenta às críticas, pois são elas que me fazem melhorar.
Se tem um comportamento que me entristece é a falta de educação na internet. Parece que algumas pessoas acordaram do sono eterno e se revoltaram com o mundo. Pra esse tipo de pessoa tudo tá feio, tá errado, tá torto, tá sem graça. Ok, mas e daí? Será que ela (a pessoa) também é um ser perfeito? Será que faz tudo certo e nunca erra? Então o fenômeno é um ciclo vicioso, talvez?
Pessoas assim nos faz ter a falsa ilusão que nossas vidas são uma merda diante das delas. Pessoas assim nos faz ter a certeza do que falou Montesquieu: “Se quiséssemos apenas ser felizes, seria fácil. Mas queremos ser mais felizes que os outros, o que quase sempre é difícil, já que pensamos que eles são mais felizes do que realmente são”. O problema está quando o que somos deixa de existir para nos tornarmos aquilo que os outros querem ou fazem. Se distanciar do nosso eu é como deixar parte de você morrer por ter vergonha de ser imperfeito ou não aceito.
A nossa busca pela felicidade nos faz querer ser perfeitos diante dos outros. Seja pra conquistar alguém, um like, admiração, um aumento no salário... O que me deixa aliviada com tudo isso é a certeza da vida real, nua e crua de todos nós. Seria ótimo se as pessoas parassem de viver o que idealizam para viver o que são, de verdade. Viver um ideal não é viver uma possibilidade. É viver sem certeza do que quer e para onde vai.
A internet está longe de ser responsável por esse fenômeno, pois desde que o mundo existe as pessoas vão em busca do perfeito, do belo, do ideal. As pessoas tem que buscar a felicidade sim. Mas sendo quem são para que seus relacionamentos interpessoais sejam verdadeiros.


O comportamento que você tem em redes sociais é uma extensão do que você tem na vida 'real'. A internet é apenas um meio da incessante busca de aceitação. 
Sejamos aquilo que nos faz gente como todo mundo: imperfeitos.

Isso não é publieditorial e sim o desabafo de gente que gostaria de conhecer gente de verdade. Com todos os seus defeitos e qualidades.


Me diz: qual imagem você quer passar?




Comentários do facebook
4 Comentários do Blogger

4 comentários:

  1. Difícil é continuar gostando dos seus amigos depois de observar como eles se comportam no facebook.No meu face todo mundo reclama de política,fala mal do país,guardiões da moral e do bom costume.Chega no dia da eleição vão todos pra praia e justificam o voto.Hipocrisia e incoerência ,isso é rede social pra mim.Posso falar uma coisinha? Tá meio chato navegar no blog,não pára de pular popup na tela... :(

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você, infelizmente tem muita gente que incorpora uma 'personalidade' na internet.
    Porém... tudo com o tempo passa. Se não for real, não se mantém. Uma hora ou outra as máscaras caem (frase mais BBB impossível)! =)
    O que tb não entendo são pessoas colocando a vida inteira pra todo mundo ver.
    Beijoooo ;)

    ResponderExcluir
  3. Minha amiga, meu orgulho!
    Palmas pra você :)

    É por isso que vc é tão especial, porque vc é VC mesma e pronto.

    Concordo com tudo que vc disse (e também ficava morrendo de medo do pulso no final do mês. Até que minha mãe assinou o Internet Ilimitada por R$25,00 kkkk assim poderia baixar uma música por semana tranquilamente...era o q dava c a valocidade afff).

    Voltando ao foco rs, há pessoas que parecem viver um conto de fadas, enquanto há outras que ficam querendo chamar a atenção querendo que sintam pena delas...aff essas são as piores.

    Tem um povinho que reclama de TUDO! Nunca está satisfeito com nada.

    Tem aquelas que parecem viver numa novela mexicana... morrem de amor e depois ficam choramingando quando são largadas. PREGUIÇA disso...
    Esse tipo de coisa não precisa estar na internetttttt...

    Beijos minha linda :)

    ResponderExcluir
  4. Thank you for sharing. Your post worth of reading. Waiting for new posts. buyincoins

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vinda (o).
Seu comentário é muito importante. Opine, ponha aqui sua dúvida que eu responderei.
Muito obrigada!
Beijos. =)

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Michele Design